">
Home O Studio Cursos Receitas Dicas Vídeos Calendário Contato
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/banner_topo.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/feijoada.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/macarrao.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/pizza.jpg
Você está em: Home  | Dicas  | Sopas
Sopas
Por : hugo | 8 Agosto 2013 | Categoria : Dicas

 O hábito de se fazer e consumir sopas é tão antigo quanto o homem. Tem-se conhecimento que esta preparação era consumida desde a Era Paleolítica. Os hebreus, quando chegaram a Israel, já preparavam um tipo de sopa á base de leite.

Na Idade Média as sopas elaboradas nos conventos ficaram muito populares pela variedade e pela suculência. Os superiores desses conventos podiam comer à vontade dessas sopas, já os noviços só recebiam um prato por dia para evitar o pecado da gula.

Os alemães dizem que a palavra sopa é oriunda de sua língua; eles utilizam o termo suppenque significa sorver e de onde deriva a palavra suppe (sopa). Em inglês o termo é soup, em italiano zùpa, em francês soupe ou potage, em suecosod e em português e espanhol, sopa.

No Brasil o hábito de se consumir sopas é uma herança européia, uma vez que nem os africanos nem os índios a conheciam. Eles consumiam caldos, mas não era nem como entrada e nem como uma refeição.

Diferenças entre consomê e sopa

O consomê é um caldo de galinha ou de carne, muito denso, que é cozido em fogo brando por muitas horas até que toda água seja consumida (daí o nome).

Quando se acrescenta alimentos sólidos ao consomê a preparação passa a ser denominada de sopa.

O significado no Brasil

1.       O termo caldo é utilizado para molhos cozidos desde o século 16.

2.       A expressão sopa designa um caldo preparado de uma forma especial e autônoma, podendo até tornar-se uma refeição.

Sopas no campo e na cidade

As sopas feitas no campo eram muito diferentes das preparadas nas cidades. No campo elas eram elaboradas à base de hortaliças, legumes, carnes, batatas e um caldo bem espesso. Afinal, era considerada uma refeição única. Como acompanhamento um pedaço de pão bem servido.

Já na cidade a sopa era um caldo fino, tipo consomê que tinha no máximo alguns legumes finamente picados. A diferença existente entre a sopa camponesa e a da cidade é que no campo a sopa era a última (e às vezes única) refeição do dia e na cidade ela era servida apenas para despertar o apetite. A única coisa que havia em comum era o acompanhamento do pão e do vinho.

As sopas mais comuns

Existe uma variedade enorme de sopas espalhadas por todo o mundo. Vamos citar alguns exemplos:

·         Sopa de ameixas: ou Slivovij Sup é uma sopa tradicional da cozinha russa, ligada às tradições dos tempos dos czares. É uma sopa doce feita com ameixas e consumida com torradas.

·         Sopa de pedra: é uma renomada sopa da cozinha portuguesa feita com um caldo feito de feijão-vermelhinho, orelha de porco, chouriço de sangue típico da região e carnes. Depois de pronta é servida com uma pedra bem lavada que deve ir à terrina.

·         Sopa L`Oignon: tradicional sopa francesa que costumava ter como adeptos alguns notívagos em Les Halles, renomado mercado, onde era consumida por carregadores e vendedores dos grandes armazéns centrais, além de turistas. É servida dentro de um recipiente de barro e elaborada de caldo de carne, cebolas cortadas em anéis e fritas na manteiga, queijo ralado e torradas de pão dispostas no fundo da tigela, tudo bem quente, saído do forno após gratinar.

·         Sopa Pavesa: famosa sopa italiana à base de caldo de carne que no momento de servir é colocada sobre torradas de pão onde há uma gema de ovo crua.

·         Sopa popular: chamada de Soupe Populaire é feita na França e vendida muito barato e seguida do prato do dia e preparada pelo Exército da Salvação com o intuito de alimentar os mais necessitados.

Veja também:
Alho Poró
Aves
Aves
Deixe seu comentário:
CURSOS
Risotos
Aprenda a fazer Risotos
Pizza Day !
Aprenda a fazer pizza
Cozinha Mexicana
Descubra as delícias da cozinha mexicana
Crepe Show
Aprenda a fazer deliciosos crepes
Cozinha Grega
Aprenda as delícias da cozinha grega
Paella
Aprenda a fazer a deliciosa Paella Mineira
O STUDIO

Um novo espaço gastronômico surge em Belo Horizonte para que alunos e interessados possam aprender mais s...

FAÇA SUA RESERVA
(31) 97400-2569
contato@ateliegastro.com.br


Atelie Gastrô
Espaço dedicado aos amantes da gastronomia que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos dessa arte.
 

Av. Raja Gabaglia, 2680  sala 203 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG

(31) 97400 2569
contato@ateliegastro.com.br

 

Menu
Home
O Studio
Cursos
Receitas
Dicas
Vídeos
Calendário
Contato
Newsletter
Receba informativos de novidade e
promoçoes em seu e-mail.
Nome
E-mail
Copyright©2013 Atelie Gastrô - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Multiplicação Digital