Home O Studio Cursos Receitas Dicas Vídeos Calendário Contato
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/banner_topo.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/feijoada.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/macarrao.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/pizza.jpg
Você está em: Home  | Dicas  | Panquecas
Panquecas
Por : hugo | 8 Agosto 2013 | Categoria : Dicas

 

Dicas para uma panqueca perfeita

1.    O segredo de uma panqueca começa pela massa. A clássica é preparada com 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (120 g), ½ colher (chá) de sal, 2 ovos batidos e 300 ml de leite ou água. O resultado deve ser uma massa bem fina. Se ficar grumos passe a massa por uma peneira. Depois deixe a massa descansar por 30 minutos, bata mais um pouco é prepare os crepes. Essa quantidade de massa deve render 12 crepes.

2.    A frigideira ideal para panqueca deve ter 22 cm de diâmetro e o material ideal é o ferro fundido, pois ele é um bom condutor de calor e cozinhará a panqueca de modo uniforme.

3.    A frigideira usada para fazer panquecas deve ser usada só para este fim, ou seja, frigideira para panquecas é só para panquecas. E tem mais, deve ser curtida com óleo e sal, assim fica praticamente antiaderente, não necessitando de muita gordura no seu preparo, deixando-a leve e bem saborosa. Para curtir a frigideira, aqueça muito bem e esfregue sal. Limpe e faça a mesma coisa com azeite de oliva. Repita mais uma vez e a frigideira estará pronta e o crepe não grudará.

4.      Não lave a frigideira depois de usá-la, somente limpe com um pano ou toalha de papel.

5.    Para a panqueca ter uma boa apresentação ela poderá ser enrolada como umrocambole, chamada de cigarettes, ou ter um formato quadrado, denominada de pannequets e por fim as flãs, que são os crepes dobrado em três vezes, dando um formato de leque.

6.     Para variar faça panqueca na chapa, que são as tradicionais panquecas americanas, que têm 10 cm de diâmetro. Já as panquecas escocesas têm 5 cm de diâmetro. Para este tipo de panqueca a massa deve ser mais espessa, só desse jeito ela manterá a forma. Para preparar a massa use 225 g de farinha de trigo, 300 ml de leite, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol, 2 colheres (chá) de fermento em pó. O azeite de oliva enriquece a massa e o fermento deixa-a mais leve e porosa.

7.     Depois de fritar as panquecas, não coloque umas sobre as outras, para não murcharem nem perderem sua característica crocante.

8.     Para despejar a massa na frigideira, use uma concha pequena. A medida é 1/2 concha para cada panqueca.

9.    Para as panquecas ficarem mais gostosas, deixe a massa descansar por 30 minutos antes de fritar.

10.  As panquecas salgadas ficam mais saborosas se você acrescentar cebola ou queijo à massa, na hora de bater no liquidificador.

Panqueca: o bolo de panela

A palavra panqueca deriva-se do inglês “pancake” significando “Bolo de Panela” e vai ganhando outras denominações mundo afora, mas a diferença não é apenas no nome, mas na espessura, nos ingredientes e no modo de fazer. As americanas são mais encorpadas, chegando, às vezes, até a 2,5 centímetros de espessura. Já na Europa Central e na França elas são bem fininhas.

Na verdade, a panqueca nada mais é do que uma massa semilíquida, preparada com farinha de trigo, ovos e leite. Como recheio, tanto os ingredientes salgados como os doces já eram conhecidos na China um milênio antes da nossa Era.

O segredo de uma boa panqueca

As boas panquecas são leves, macias, douradas de ambos os lados, livres de túneis e não são gordurosas. A técnica de se fazer panqueca é muito simples, o difícil é acertar na proporção dos ingredientes líquidos e secos para fazer a preparação.

 Em busca da proporção adequada

O segredo para a massa de panqueca ficar perfeita está na proporção entre os líquidos e a farinha de trigo. Conheça a proporção mais adequada:

1.     Panqueca: 1½ xícara (chá) de líquido para cada xícara de farinha de trigo.

2.     Blintzes e crepes Suzette: a mesma proporção de líquido e farinha de trigo

Técnicas para fazer uma panqueca

1. Peneire juntos todos os ingredientes secos.

2. Misture os líquidos e despeje de uma só vez sobre os ingredientes secos.

3. Mexa com cuidado, somente até a farinha estar quase toda umedecida. Bater muito os ingredientes o resultado é uma panqueca dura e pesada.

4. Caso use liquidificador: bata primeiro os líquidos, só depois os ingredientes secos, mas não bata muito.

5. As panquecas devem ser fritas uma por vez: despeje a massa na frigideira, tomando-se cuidado para que fique bem espalhada e cubra uniformemente o fundo. Para isso, pegue a frigideira pelo cabo e, delicadamente faça movimentos rotatórios.

6. Frite as panquecas em fogo moderado para não queimar. Quando a massa começar a fazer bolhas e as beiradas estiverem secas, vire-a para fritar do outro lado. Para virar, é preciso ter mão firme e segura, já que a panqueca deve fazer uma “cambalhota” no ar, caindo na frigideira com o lado já frito para cima.

7. Depois de frita a panqueca deve ser recheada. Coloque o recheio próximo à beirada ou espalhe por toda a superfície da massa e enrole como se fosse um rocambole.

8. A qualidade das panquecas depende, em parte, da temperatura da frigideira. Para não errar: pingue umas gotas de água na frigideira. Se as gotas ficarem fervendo devagar, a temperatura está baixa, mas se sumirem imediatamente, como vapor, chiando ao cair na frigideira, a temperatura está alta demais. O ideal é quando as gotas formarem bolhas na superfície da frigideira e dançarem de um lado para outro.

9. As panquecas devem ser servidas tão logo fiquem cozidas e não devem permanecer empilhadas umas sobre as outras, pois isso força a saída de parte do ar que proporciona sua leveza, as fazendo ficarem pesadas e úmidas.

Veja também:
Alho Poró
Aves
Aves
Deixe seu comentário:
CURSOS
Paella
Aprenda a fazer a deliciosa Paella Mineira
Pizza Day !
Aprenda a fazer pizza
Cozinha Mexicana
Descubra as delícias da cozinha mexicana
Cozinha Grega
Aprenda as delícias da cozinha grega
Massa Show
Aprenda a fazer uma noite italiana com pratos diferenciados
Caldos
Aprenda a fazer caldos diferenciados
O STUDIO

Um novo espaço gastronômico surge em Belo Horizonte para que alunos e interessados possam aprender mais s...

FAÇA SUA RESERVA
(31) 97400-2569
contato@ateliegastro.com.br


Atelie Gastrô
Espaço dedicado aos amantes da gastronomia que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos dessa arte.
 

Av. Raja Gabaglia, 2680  sala 203 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG

(31) 97400 2569
contato@ateliegastro.com.br

 

Menu
Home
O Studio
Cursos
Receitas
Dicas
Vídeos
Calendário
Contato
Newsletter
Receba informativos de novidade e
promoçoes em seu e-mail.
Nome
E-mail
Copyright©2013 Atelie Gastrô - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Multiplicação Digital