O Studio Cursos Receitas Dicas Vídeos Contato Combos Fitness
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/banner_topo.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/feijoada.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/macarrao.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/pizza.jpg
Você está em: Home  | Dicas  | Cebolas
Cebolas
Por : hugo | 8 Agosto 2013 | Categoria : Dicas

Cebola para valorizar as preparações
A cebola (Allium cepa) da família das liliáceas é um bulbo usado em todo o mundo para temperar ou valorizar as preparações ou até mesmo ser o ingrediente principal. Há diversas variedades delas: grandes, pequenas, brancas, amarelas, rosadas ou roxas, mas uma coisa elas têm em comum: gosto forte e levemente picante.

A cebola é uma planta de jardim nativa da região central da Ásia e da Palestina. Ela já era cultivada pelos egípcios há 5000 anos tendo sido encontrados em seus antigos monumentos desenhos pelo povo da terra dos faraós. Ela era usada como pagamento aos escravos que trabalhavam nas construções das pirâmides e como oferenda aos deuses.

A cebola é cultivada em praticamente em todas as regiões do Brasil. Uma característica muito peculiar da cebola é o seu grau de exigência no que diz respeito ao comprimento do dia. Cada variedade exige um número mínimo de horas de luz por dia.

A cebola é mais do que um simples tempero, pois os seus valores nutricionais não são desprezíveis. Ela é rica em ácido fólico e vitamina C, cálcio, cloro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, enxofre. Contém pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, zinco, ferro e cobre.

Para comprar e guardar as cebolas
1. Escolha as cebolas em perfeito estado: firmes, sem machucados ou brotos verdes e com casca firmes e brilhantes.
2. Evite comprar as cebolas moles, com mofo ou com cheiro desagradável.
3. O melhor mesmo é comprar réstia de cebola e pendurá-la em local fresco. Assim elas são ventiladas e duram mais tempo.
4. Guarde as cebolas em lugar fresco e seco e dentro de sacos de papel. Se estiverem em bom estado durarão de 2 a 3 semanas.
5. Não guarde as cebolas na geladeira nem em ambientes úmidos ou fechados.
6. As cebolas estocadas na cozinha duram apenas de 7 a 10 dias. A temperatura deste ambiente acelera a deterioração das cebolas.
7. As cebolas grandes têm sabor suave e são ideais para serem aferventadas, recheadas ou adicionadas com fartura em coberturas de pizzas ou em recheios de tortas salgadas. Também podem ser consumidas cruas em saladas.
8. As cebolas pequenas têm o sabor acentuado e servem para substituir as cebolas pérolas ou chalotas em determinadas preparações devido o seu baixo custo. Chalotas são cebolas pequenas cultivadas em pequenas hortas de sabor suave e indicadas para o preparo de pratos delicados.
9. Para fazer saladas prefira sempre as cebolas roxas. São aquelas que têm a polpa levemente arroxeada e de sabor bem suave.
10. Para fazer conserva ou picles, escolha as cebolas com tamanho de uma noz. Elas são ideais para serem cozidas inteiras ou para serem conservadas em vinagre e têm um sabor bem acentuado.

Preparando as cebolas
1. Para evitar as lágrimas durante o preparo da cebola, descasque-as e coloque-as dentro de uma tigela com água. Depois fatie a cebola sob a torneira aberta. Mastigar um pedaço de pão enquanto estiver picando a cebola também funciona.
2. Outra opção: ao fatiar a cebola deixe a raiz intacta, evitando que os líquidos e odores fortes se desprendam. Mais uma opção: passar vinagre na superfície na qual a cebola será fatiada.
3. Para descascar cebolas pérolas sem machucá-las, coloque-as em um recipiente e cubra com água quente. Deixe de molho até a casca amolecer. Em seguida, escorra a água, lave as cebolas em água fria e retire a casca.
4. Experimente espremer cebola no espremedor de limão, extraia seu suco e use como tempero. Ideal para quem gosta do sabor da cebola e não quer encontrar pedaços deste alimento.
5. Para adicionar cebola crua em saladas: descasque-as e corte em rodelas. Deixe-as de molho por 20 minutos, em uma tigela com água gelada, algumas pedras de gelo e um pouco de açúcar. Em seguida, escorra a água e tempere as cebolas com azeite de oliva, sal e orégano desidratado.
6. Para retirar a acidez da cebola: basta cortá-la em rodelas e polvilhar com sal. Deixe repousar por 30 minutos. Em seguida, passe-a em água fria e seque com cuidado. Depois é só consumir.

Fritando e cozinhando a cebola
1. Para a cebola frita ter um sabor adocicado e caramelado, frite-as, lentamente, com azeite de oliva misturado com manteiga e açúcar. Use 1 colher (chá) de açúcar para cada cebola média.
2. Para fazer um delicioso molho quente para salada: cozinhe cebolas picadas finamente em fogo baixo, com um pouco de açúcar e vinagre balsâmico. Ao ficarem macias, retire as cebolas e despeje em salada de batatas, de feijão branco ou feijão fradinho. Regue com bastante azeite de oliva e sirva.
3. Com várias utilidades, a cebola ainda pode ser assada e durante o cozimento ser regada uma mistura de azeite de oliva e ervas, deixando-as mais macias e aromáticas.
4. Experimente rechear cebolas com um refogado de abacaxi, maçã, carne desfiada e tomate em cubos. Tudo refogado no azeite de oliva. A preparação fica agridoce irresistível. Ideal para uma refeição leve e sofisticada.
5. Faça cebolas recheadas com queijo. O resultado é surpreendente. Para isso, tire um pouco da polpa da cebola, coloque 1 ovo e cubra com uma mistura de ricota, azeite de oliva e temperos. Leve para assar até a clara ficar firme. Retire e sirva em seguida.
6. Para fazer um petisco de última hora, descasque algumas cebolas e corte-as em rodelas grossas. Mergulhe em seguida no creme de leite e depois na farinha de trigo. Frite em azeite de oliva bem quente e escorra sobre toalha de papel.

Deixe seu comentário:
CURSOS
Oficina de Risotos
Aprenda a fazer Risotos
Cozinha Grega
Aprenda as delícias da cozinha grega
Massa Show
Aprenda a fazer uma noite italiana com pratos diferenciados
Paella Mineira
Aprenda a fazer a deliciosa Paella Mineira
Caldos e Cremes
Aprenda a fazer caldos e cremes diferenciados
Pizza Day !
Aprenda a fazer pizza
O STUDIO

Um novo espaço gastronômico surge em Belo Horizonte para que alunos e interessados possam aprender mais s...

FAÇA SUA RESERVA
(31) 99431-9494
contato@ateliegastro.com.br


Atelie Gastrô
Espaço dedicado aos amantes da gastronomia que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos dessa arte.
 teste

Av. Raja Gabaglia, 2680  sala 203 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG

(31) 99431-9494
contato@ateliegastro.com.br

 

Menu
O Studio
Cursos
Receitas
Dicas
Vídeos
Contato
Combos Fitness
Newsletter
Receba informativos de novidade e
promoçoes em seu e-mail.
Nome
E-mail
Copyright©2020 Atelie Gastrô - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Multiplicação Digital