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Batatas
Por : hugo | 8 Agosto 2013 | Categoria : Dicas

A batata já era cultivada de 4 mil a 7 mil anos nos Andes, entre a Bolívia e o Peru. Em meados do século XVI ela chega à Europa trazida pelas mãos do desbravador espanhol Francisco Pizarro. Coube ao navegador e corsário inglês Francis Drake batizá-la e divulgá-la no continente. Apesar da facilidade de cultivo, a batata não teve boa acolhida pela população.
No começo, a batata era somente oferecida aos porcos, como ração. Essa situação mudou em 1787, quando o renomado farmacêutico e agrônomo francês Antoine Parmentier ofereceu-a em um jantar à base de batata para as personalidades da época. O cardápio desse jantar incluía: sopa de batatas, salada de batatas, bolinhos fritos de batatas, brioche de fécula de batatas e licor de batatas.
Desde então, a batata foi pouco a pouco ganhando a mesa dos europeus, não só pelo seu sabor, mas também por suas qualidades nutritivas e por se adaptar facilmente a qualquer tipo de solo. O que não falta são as variedades das batatas, só no Brasil são mais de mais de 100 e no mundo todo existem mais de 600.
Batata é um coringa na cozinha, com elas pode-se preparar desde uma simples salada temperada com azeite de oliva espanhol até sofisticados pratos. Por isso, tenha-a sempre à mão. Mesmo a batata sendo um ingrediente simples e bem comum, para obter os melhores resultados é preciso saber comprá-la, armazenar e prepará-la. Por isso, elaboramos uma série de dicas para você brilhar e receber muitos elogios.


Aplicações das variedades de batata
Em geral, a batata tem casca marrom ou ligeiramente amarelada e com pequenos pontos, chamados nódulos ou 'olhos', que nada mais são os locais que ela brota quando começa a envelhecer. Sua polpa é levemente granulada e dependendo da variedade, pode ser branca ou amarela. O tamanho da batata também varia, desde as menores com 3 cm de diâmetro até as de 14 ou 15 cm.
Cada variedade de batata possui características bem especiais. Daí a importância de identificá-las e para cada tipo de preparação. Tenha em mente estas diferenças na hora da compra para garantir um aproveitamento mais adequado. Aqui vão algumas dicas gerais para facilitar a sua escolha:
1. Batata de polpa branca e farinhosa: ideais para purês.
2. Batata de polpa mais compacta e amarela: são melhores para amassar.
3. Batata de casca amarela: se caracterizam por ter pouca água e indicada para frituras.
4. Batata de casca amarela bem clara: o interior tem muita água e mais adequada para o cozimento.


Características nutricionais da batata
A batata é um alimento rico em carboidratos e por isso mesmo uma ótima fonte de energia para o nosso organismo. Tem, ainda, vitaminas C, B6, niacina, ácido fólico, cobre, magnésio e fibras. No caso da vitamina C, ela vai perdendo sua atividade gradualmente com o armazenamento e depois no cozimento. Depois de 3 meses após a colheita, a batata só tem 68% da sua vitamina C e cai para 50% após 6 meses. Quantidade esta que é reduzida pela metade após o cozimento.

A batata tem também propriedades medicinais, o seu suco cru é indicado como antiespasmódico, diurética e sedativa. A batata cozida e amassada é uma boa opção para as pessoas com problemas digestivos. Para completar ela é muito saborosa e o que não falta são maneiras de prepará-las.
 

 

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