">
Home O Studio Cursos Receitas Dicas Vídeos Calendário Contato
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/banner_topo.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/feijoada.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/macarrao.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/pizza.jpg
Você está em: Home  | Dicas  | Batatas
Batatas
Por : hugo | 8 Agosto 2013 | Categoria : Dicas

Assando e cozinhando batatas
1.Para assar as batatas com casca mais rapidamente, enfie espetos de metal através delas, facilitando a condução de calor.
2.Outra maneira de assar batatas com casca é fervê-las apor 15 minutos. Em seguida, escorra e pincele toda a superfície da batata com azeite de oliva. Embrulhe com papel-alumínio e asse em forno quente.
3.Quando for cozinhar batatas, escolha as de tamanho uniforme. Assim elas ficam macias e, ao mesmo tempo, você não corre o risco de ter na mesma preparação batatas muito macias e outras cruas.
4.As batatas grandes e farinhentas assam melhor com casca. Para evitar o rompimento das cascas durante o cozimento, fure-as com garfo.
5.Para fazer batata livro ou batata com nervuras, descasque-a e corte em fatias finas no sentido vertical, mas não até o fim. Não separe as fatias de batata, obtendo assim o formato de um livro. Tempere com sal, pincele com azeite de oliva e leve para assar em forno quente por 30 a 40 minutos ou até ficarem macias e douradas.
6.Experimente cozinhar batatas descascadas com suco de laranja e um pouco de azeite de oliva. Ideal para acompanhar carnes grelhadas.
7.Antes de cozinhar ou assar batatas, polvilhe-as com noz-moscada ralada e sal. Regue com azeite de oliva. O sabor é surpreendente, pois o calor ressaltará o sabor picante desta especiaria.
8.Faça deliciosas batatas recheadas com ovos. Primeiro, asse-as embrulhadas em papel-alumínio. Retire do forno, faça uma tampa, tire parte da polpa e regue com um pouco de azeite de oliva. Quebre um ovo na cavidade, salpique uma pitada de sal e uma de pimenta-do-reino. Cubra com queijo ralado e leve de volta ao forno e deixe até a clara ficar firme.
9.Prepare batatas gratinadas à portuguesa: monte, em um refratário, camadas de rodelas finas ou gomos de batatas fritas no azeite de oliva, molho branco e queijo. Se preferir, use batatas pré-cozidas. Leve ao forno e gratine.
10. Batatas cozidas sem cascas absorvem muita água durante o cozimento, deixando-as menos saborosas. Por isso, sempre que possível, só as cozinhe com casca. Para completar, a casca protege da perda de nutrientes.
11. Para a casca da batata assada ficar crocante, lave-a bem e esfregue azeite de oliva em toda sua superfície. Em seguida espalhe uma fina camada de sal.
12. Para fazer pommes parisienses, o estilo clássico de preparar batatas sauteé: use um boleador (usado para fazer bolinhas de melão) e faça as bolinhas. Em seguida, frite as bolinhas de batata no azeite de oliva espanhol misturado com um pouco de manteiga até dourarem. Para fazer esta preparação escolha as batatas grandes e farinhentas.
13. As batatas assadas ficarão mais crocantes se escaldadas antes em água quente. Para isso, corte as batatas, pique-as e coloque em uma panela com água quente. Deixe por 1 minuto, retire, escorra e asse como de costume. Se for assar a batata inteira, cozinhe-a antes por 10 minutos em água salgada. Retire, deixe a batata esfriar e risque toda a superfície com um garfo. Unte-a com azeite de oliva e coloque em uma assadeira também untada. Leve ao forno e asse por 1 hora em forno bem quente. Durante este período vire as batatas duas vezes, retire e seque com toalha de papel. Desta maneira, a batata fica crocante por fora e cremosa no seu interior. Se preferir, salpique ervas frescas picadas e pimenta-do-reino moída na hora.
14. Experimente cozinhar rodelas de batata no leite. Retire-as do fogo, tempere a gosto e arrume em uma assadeira. Regue com azeite de oliva e salpique queijo ralado. Leve ao forno até dourar. É um acompanhamento ideal para peixe e aves.
15. Quando for cozinhar as batatas lembre-se que as velhas e as novas têm diferentes proporções de amido, portanto, tempo de cozimento distintos. As mais velhas devem ser colocadas na água ainda fria e as mais novas em água fervente.

Batatas fritas
1.Para fazer batatas fritas crocantes: coloque-as em uma tigela com água gelada à medida que forem sendo cortadas. Desta maneira, o excesso de amido será retirado e as batatas não mudarão de cor. Em seguida, seque os pedaços de batata e frite em azeite de oliva bem quente.
2.Quando for fritar batatas não tire a casca. Elas são saborosas e ricas em nutrientes. Antes de fritar, limpe as batatas muito bem: lave sob água corrente, esfregando com uma escova própria para alimentos até tirar toda sujeira. Em seguida, remova os pontos pretos com a ajuda da ponta de uma faca.
3.Uma maneira diferente de fritar batatas é o modo francês. Nele, as batatas são fritas duas vezes e ficam mais crocantes. Para isso, descasque as batatas, lave e corte em palito. Coloque-os em uma panela com azeite de oliva não tão quente (160 C), por 5 a 6 minutos. Retire e deixe esfriar. Em seguida, frite novamente. Desta vez em azeite de oliva deverá ser bem quente (180 C). Deixe por 2 minutos ou até as batatas ficarem crocantes. Retire do fofo, escorra bem e deixe sobre toalha de papel.
Purê de batatas
1.Para o purê de batatas ficar mais nutritivo: descasque e pique as batatas. Coloque-as em uma panela com leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo da panela, até as batatas ficarem macias e boa parte do leite ser absorvido. Retire, misture um pouco de azeite de oliva e passe pelo espremedor ou amasse com um garfo. Tempere com sal. Assim você terá um purê muito mais cremoso, ideal para preparar nhoques, rechear carnes ou simplesmente servir como uma guarnição.
2.Para obter purês de batatas com textura mais macia e um sabor mais delicado, passe-as pelo espremedor (ainda quentes) e, em seguida, leve à batedeira. Bata por 5 minutos, assim o purê ficará mais aerado e, portanto, mais leve.
3.Quando for fazer um purê e as batatas ficarem muito cozidas, prepare da maneira tradicional, tempere a gosto e, no final, incorpore uma clara batida em neve. Mexa cuidadosamente, arrume-a em uma travessa e leve para assar em forno quente por 10 minutos.
4.Experimente juntar à batata enquanto cozinha mais 2 ou 3 legumes como cenoura, mandioquinha ou chuchu e prepare um purê misto. O sabor é delicioso, além de mais nutritivo.
5.Para enriquecer o sabor do purê de batata, experimente acrescentar 1 colher (sopa) de queijo ralado, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e um punhado de ervas frescas, cortadas em pedaços bem pequenos.

Veja também:
Alho Poró
Aves
Aves
Deixe seu comentário:
CURSOS
Cozinha Mexicana
Descubra as delícias da cozinha mexicana
Massa Show
Aprenda a fazer uma noite italiana com pratos diferenciados
Paella
Aprenda a fazer a deliciosa Paella Mineira
Cozinha Grega
Aprenda as delícias da cozinha grega
Caldos
Aprenda a fazer caldos diferenciados
Risotos
Aprenda a fazer Risotos
O STUDIO

Um novo espaço gastronômico surge em Belo Horizonte para que alunos e interessados possam aprender mais s...

FAÇA SUA RESERVA
(31) 97400-2569
contato@ateliegastro.com.br


Atelie Gastrô
Espaço dedicado aos amantes da gastronomia que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos dessa arte.
 

Av. Raja Gabaglia, 2680  sala 203 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG

(31) 97400 2569
contato@ateliegastro.com.br

 

Menu
Home
O Studio
Cursos
Receitas
Dicas
Vídeos
Calendário
Contato
Newsletter
Receba informativos de novidade e
promoçoes em seu e-mail.
Nome
E-mail
Copyright©2013 Atelie Gastrô - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Multiplicação Digital