Home O Studio Cursos Receitas Dicas Vídeos Calendário Contato
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/banner_topo.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/feijoada.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/macarrao.jpg
image
http://www.ateliegastro.com.br/imagens/pizza.jpg
Você está em: Home  | Dicas  | Alcachofra
Alcachofra
Por : hugo | 25 Julho 2013 | Categoria : Dicas

A alcachofra é uma flor muito delicada e de sabor surpreendente. Parte de seu sabor está na base das folhas grossas, mas o melhor mesmo é o seu coração, também conhecido como fundo de alcachofra.

Para comprar, armazenar e preparar as alcachofras

1. Para escolher as alcachofras dê preferência àquelas com pétalas mais firmes, sem manchas e bem agrupadas. Faça o teste, puxe as pétalas e caso saiam com facilidade não compre. As melhores são aquelas de cor verde ou púrpura.

2. As alcachofras são muito sensíveis e o mais adequado é consumi-la no mesmo dia da compra. Caso contrário, coloque-as em um jarro com água fresca e deixe até por dois dias. Ou, ainda, guarde na gaveta da geladeira própria para legumes por até três dias. Mas nada mais saboroso do que a alcachofra fresca.

3. Uma maneira de ter alcachofra o ano inteiro é congelá-las. Para isso, escolha as mais novas e as menores. Lave-as bem, tire as folhas externas mais duras e cozinhe em uma panela com água e um pouco de suco de limão. Em seguida, deixe esfriar e congele por até três meses.

4. Para preparar as alcachofras, corte os talos e as folhas externas mais duras localizadas ao redor da base. Se as folhas forem bem grandes e grossas, corte as pontas com a ajuda de uma tesoura.

5. Para cozinhar alcachofras inteiras, corte os talos de modo que elas fiquem pé, arrume-as em uma panela, de preferência as de inox. Cubra com água e junte suco de limão ou vinagre e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Cozinhe até que puxando uma pétala ela saia com facilidade. Se preferir, cozinhe no vapor, no microondas ou com molho de tomate, também temperado com azeite de oliva.

6. Para limpar a alcachofra retire o fundo fibroso, com aparência aveludada, mas não comestível. Para isso, o primeiro passo é tirar as folhas, faça este procedimento com cuidado. Bem no meio, há uma porção de folhas macias de coloração clara segure-as com firmeza e puxe-as de uma vez só. Assim você obterá o fundo da alcachofra, uma parte polpuda e bastante saborosa.

7. Tanto o fundo como as folhas da alcachofra podem ser utilizados no preparo de saladas, de molho, de recheios e o ingrediente especial para um delicioso risoto.

8. Faça uma simples e sofisticada entrada com alcachofra. Limpe-as e cozinhe em uma panela com bastante água, azeite de oliva, vinagre e sal. Retire e sirva uma unidade para cada guarnecida com azeite de oliva temperado ou de molho de sua escolha em potinhos individuais.

9. Uma boa opção são as alcachofras recheadas. Antes, limpe, tire as folhas mais duras da parte externa, corte a parte superior das outras folhas. Em seguida, recheie-as com miolo de pão temperado com azeite de oliva e aliche, ou tiras de bacon. Arrume as alcachofras em panela e cozinhe com molho de tomate misturado com azeite de oliva e vinho. O resultado é uma preparação bonita e muito saborosa.

 

Aprenda a retirar o fundo da alcachofra

 

A alcachofra é um ingrediente muito especial na culinária, mas requer cuidados para retirar o seu fundo, mas é fácil de fazer só exige conhecer as técnicas corretas.

Aprenda passo a passo a retirar o fundo da alcachofra e veja como é fácil!

Use o fundo de alcachofra para preparar deliciosas receitas, como risoto, molho para massa, salteados ou simplesmente cozidas no sal e servidas com azeite de oliva.

Passo a passo para retirar o fundo da alcachofra

1. Retire o talo da base da alcachofra, arrancando ao mesmo tempo as fibras que se inserem na parte inferior das folhas. Arranque uma a uma as folhas mais duras, até alcançar as mais tenras.

2. Corte as folhas mais tenras da parte superior e descasque o fundo da alcachofra retirando a base verde escura, situado ao redor da base.

3. Faça isso de modo a dar um formato arredondado com a ajuda de uma colher pequena, retire a parte interna que parece uma penugem, obtendo assim o fundo da alcachofra.

4. Coloque o fundo de alcachofra em uma panela com água com suco de limão ou vinagre e cozinhe até ficar macio.

Veja também:
Alho Poró
Aves
Aves
Deixe seu comentário:
CURSOS
Caldos
Aprenda a fazer caldos diferenciados
Paella
Aprenda a fazer a deliciosa Paella Mineira
Massa Show
Aprenda a fazer uma noite italiana com pratos diferenciados
Pizza Day !
Aprenda a fazer pizza
Risotos
Aprenda a fazer Risotos
Cozinha Grega
Aprenda as delícias da cozinha grega
O STUDIO

Um novo espaço gastronômico surge em Belo Horizonte para que alunos e interessados possam aprender mais s...

FAÇA SUA RESERVA
(31) 97400-2569
contato@ateliegastro.com.br


Atelie Gastrô
Espaço dedicado aos amantes da gastronomia que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos dessa arte.
 

Av. Raja Gabaglia, 2680  sala 203 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG

(31) 97400 2569
contato@ateliegastro.com.br

 

Menu
Home
O Studio
Cursos
Receitas
Dicas
Vídeos
Calendário
Contato
Newsletter
Receba informativos de novidade e
promoçoes em seu e-mail.
Nome
E-mail
Copyright©2013 Atelie Gastrô - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Multiplicação Digital